quinta-feira, 25 de abril de 2019

Niterói, RJ

Sossego de Pendotiba vai desfilar na Sapucaí

Publicado em 12/02/2016 - 20:35

Sossego vence Série B do Carnaval carioca e retorna à Sapucaí após quatro anos.

0 - Sossego 2

Com o enredo “O Circo do Menino Passarinho”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, homenageando o centenário do poeta Manoel de Barros, a Acadêmicos do Sossego sagrou-se campeã da Série B do Carnaval do Rio de Janeiro, desfilando na Estrada Intendente Magalhães, na última terça-feira (9). Com a vitória, a Azul e Branca de Pendotiba garantiu vaga no Grupo de Acesso (Série A). Na próxima temporada, três escolas da cidade lutarão por um lugar no Grupo Especial – Sossego, Viradouro e Cubango.

“O azul aparece em dezenas de poemas de Manoel de Barros, assim como o branco das garças, um dos mais importantes símbolos da poética dele. O visual da escola seguiu essas sutilezas”, afirmou Gabriel Haddad. Sobre a opção pelo circo, os carnavalescos afirmaram que o mundo circense, lúdico e misterioso, muito fascinava o poeta, que escreveu, em “Poeminha em língua de brincar”, de 2007.

Siga-nos no Facebook e no Twitter

Manoel Barros nasceu em 19 de dezembro de 1916.  O curioso olhar infantil sobre a natureza permeia a obra do autor desde os primeiros escritos, alcançando nos livros infantis, como “O fazedor de amanhecer” (2001) e “Cantigas por um passarinho à toa” (2003), expressões de rara beleza e sensibilidade. A comissão de frente da Sossego foi coreografada por André Lúcio; como mestre-sala e porta-bandeira, o casal Victor Hugo e Karina; e David do Pandeiro foi o intérprete oficial da escola.

O presidente da Neltur, José Haddad, falou sobre o orgulho dobrado de ver a Sossego ascender à Sapucaí. “Vivenciar esta vitória é também um orgulho para Niterói e o mundo do samba da cidade. Espero que a Sossego se mantenha assim e prossiga com novas conquistas”, destacou.

A Acadêmicos do Sossego foi fundada em 10 de novembro de 1969, em Pendotiba. Em 1984, conquistou o título do segundo grupo do carnaval niteroiense e, dois anos depois, venceu pela primeira vez a divisão principal.

Em 1995, com o fim dos desfiles em Niterói, atravessa a Baía e, no ano seguinte, estreia no Carnaval carioca com o enredo “E o cinema virou samba, tem pipoca no ar”, que deu à escola o vice-campeonato do grupo “E”.

Em 2009, a agremiação homenageou Niterói com o enredo “Sorria, você está numa cidade com muito sorriso, suor e Sossego”, conquistando o título da quarta divisão (chamada Grupo RJ-2), retornando à Passarela do Samba (o último desfile da Sossego na Marquês de Sapucaí  foi em 2011).

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE