sábado, 17 de novembro de 2018

Niterói, RJ

São Francisco Hospital e Maternidade ajuda mães no Aleitamento Materno

Publicado em 06/11/2018 - 17:09

 

Com foco total no Aleitamento Materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, o São Francisco Hospital e Maternidade lança novo projeto de Consulta para Apoio à Amamentação após a alta hospitalar.

Gerente de Enfermagem do São Francisco Hospital e Maternidade, Adriane Proba explica que para algumas mulheres a amamentação pode transcorrer de forma plena, muito natural e tranquila, porém para outras esse pode ser um momento de muitas dúvidas e dificuldades, principalmente após o nascimento do bebê, quando a mulher vivencia o aleitamento materno de fato.

Pensando nisso, o hospital que já disponibiliza a orientação sobre amamentação em dois momentos distintos: durante a gestação, no curso de gestantes – PROGESTA, onde a mulher recebe informações sobre a fisiologia, os benefícios da amamentação e dicas para um aleitamento materno sem intercorrências; e após o parto, durante a sua internação, com apoio da equipe de enfermagem, através de orientação individualizada dentro do quarto e de palestras, onde a puérpera pode expor as dificuldades encontradas no processo de amamentação que já se iniciou, lança o novo projeto que abrange a orientação no momento que faltava: APÓS A ALTA HOSPITALAR.

“O entendimento durante a gestação, no pós-parto e após a alta hospitalar se dá de forma bem distinta. Em cada etapa surgem novos desafios, principalmente quando a mulher vivencia a amamentação. Mesmo recebendo orientações durante a gestação e na internação, as dificuldades podem aparecer e se potencializam pós alta, quando a mulher já não possui mais o profissional de saúde ao seu lado. Fissura mamilar, pega incorreta do bebê, ingurgitamento mamário e mastite são algumas das intercorrências que favorecem o desmame precoce”, explica Adriane.

A consulta de apoio à amamentação visa acolher, entender como está o processo da amamentação, com uma visão holística e individualizada de cada mulher, e intervir com avaliação e orientação no que concerne a dificuldade apresentada. Normalmente obstetras e pediatras não conseguem absorver esta demanda, nem contribuir de forma positiva.

Dados sobre Aleitamento Materno     

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, mas dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) apontam que, no continente americano, essa recomendação é seguida por apenas 38% das famílias com bebês.

Mesmo diante de todos os benefícios divulgados amplamente acerca da amamentação os números preocupam e a orientação adequada para transpor as dificuldades é fundamental para modificar esta realidade.

São Francisco Hospital e Maternidade – Inaugurado em 2011, no bairro de São Francisco, em Niterói, é considerado a principal maternidade da cidade e adjacências. Realiza partos, cirurgias infantis, ginecológicas, plásticas, e gerais de baixa complexidade. É especializado no tratamento de gestantes de alto risco. Possui uma estrutura moderna, equipamentos de última geração, serviços exclusivos e uma equipe multiprofissional reconhecida.

SERVIÇO

São Francisco Hospital e Maternidade

Endereço: Rua Tapajós, 325 – São Francisco – Niterói

Telefones: 3525-4045 / 97144-0044

E-mail: amamentacao@hmsaofrancisco.com.br

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE