terça-feira, 23 de abril de 2019

Niterói, RJ

Estação de tratamento de Maria Paula deve ser inaugurada em Novembro

Publicado em 05/05/2015 - 17:16

Estações do Badu e Sapê tem previsão para ficar prontas até 2018.

estacao-mariapaula

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o diretor da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, visitaram na tarde de ontem as obras de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Maria Paula, na região de Pendotiba.

A previsão de inauguração da ETE é o dia 22 de novembro, no aniversário da cidade. Ela integra o investimento de R$ 125 milhões para melhorar o sistema de esgotamento sanitário da região que inclui também a construção de outras duas estações (Sapê e Badu).

A ETE Maria Paula terá três módulos, cada um com capacidade para tratar 60 litros de esgoto por segundo, totalizando 180 L/s. Ela vai atender, além de Maria Paula, as localidades de Matapaca, Rio D’Ouro e Vila Progresso. Para combinar com o ambiente arborizado da região de Pendotiba, os telhados serão verdes. Já foi concluída a construção de uma ponte que dá acesso aos operários para o local da obra.

Siga-nos no FACEBOOK e no TWITTER

A parceria público-privada entre a Prefeitura de Niterói e a Águas de Niterói facilitou a ampliação da vazão de água para a cidade. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, dentro desse contexto a inauguração do reservatório de Pendotiba, permitindo que a cidade atravessasse o verão de 2014 e 2015 sem problemas.

O mesmo pode ser dito quando ao reservatório da Região Oceânica que possibilita o desenvolvimento de maneira sustentável sem previsão de problema de abastecimento de água. A meta da prefeitura é colocar a cidade como a primeira com mais de 500 mil habitantes, no Brasil, a ter 100% de esgoto coletado tratado.

Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil na semana passada revelou o avanço do saneamento de Niterói no cenário nacional em 2013. A cidade subiu oito posições no ranking e, agora, ocupa o sexto lugar no país, depois de cair cinco posições, entre os anos de 2011 e 2012.

O diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes, afirmou que o compromisso é que todo o sistema de esgotamento sanitário de Pendotiba, incluindo as outras estações de tratamento do Badu e do Sapê, seja inaugurado até 2018.

Participaram da visita às obras os secretários municipais de Participação Social, Anderson Pipico, Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback e os vereadores Paulo Henrique e Vítor Júnior.

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE