quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Niterói, RJ

O Natal se aproxima e ato de perdoar é uma das maiores provas de amor

Publicado em 05/12/2017 - 14:13

Hoje venho falar sobre um dos maiores atos de amor que existe no mundo: PERDOAR.

Juliana Coutinho

Imagino que quando você leu a palavra perdoar, algo ou alguém veio a sua mente. Talvez veio uma lembrança boa, talvez uma lembrança ruim, ou até mesmo você está passando por isso neste momento: PERDOAR ou NÃO PERDOAR?

Quando eu era adolescente eu guardava muito rancor e mágoa dentro de mim e como eu era uma menina muito quieta e fechada na minha, era um sofrimento solo. Encontrei pessoas durante a minha vida que me machucaram muito. Em alguns momentos na minha cabeça, vinha aquela vontade de dar o troco, pagar na mesma moeda, só pra ver a pessoa sofrendo o que eu sofri, mas eu NUNCA tive coragem de dar o troco, por mais que eu achasse que a pessoa merecia.

Mas essas pessoas saíram da minha vida, então… todo aquele rancor, ódio com o tempo passaram. Foi fácil pra mim, porque eu percebi com o tempo que não foram pessoas que eram pra permanecerem na minha vida e os sentimentos não eram fortes e os estragos foram menores. Tudo nesta vida é um aprendizado e com o tempo tudo melhora.

Mas quando você chega em uma situação em que é uma pessoa muito próxima, algum familiar, seu melhor amigo, seu parceiro… Aquela pessoa que você tem uma história, um elo, um amor grande… COMO LIDAR COM ISSO? É por incrível que pareça, passei por isso também.

Uma pessoa que eu já contei a história no blog, que é a história com a minha mãe. Foi uma das maiores decepções da minha vida. No início de tudo o que ocorreu, eu achei que o mundo estava acabando, que eu nunca conseguiria perdoá-la. Lembro como se fosse ontem todo o ódio e rancor que eu sentia, quantas histórias eu ficava remoendo antes de dormir, isso quando o ódio me deixava dormir. Eu não parava de pensar naquilo, ás vezes pensava em algo pra me vingar, me perdia nos pensamentos ruins e deixei o ódio reger a minha vida por um tempo e claro, achava que aquilo nunca iria acabar.

Mas aquele sofrimento estava valendo a pena? Aquele sentimento de ódio e rancor mudaram alguma coisa? Aquele ódio mudou a minha mãe e o jeito dela de pensar? NÃO! Em nenhum momento da vida ela me pediu desculpas ou perdão, por mais que ela soubesse onde tinha errado.

“- Mas Juliana, a pessoa não me pediu perdão, não conversou comigo. Como posso perdoar?”

Você não precisa esperar a pessoa te pedir perdão para perdoar. Porque nem sempre a pessoa tem a coragem de vir até você, sabe o orgulho, então… Foi exatamente o que eu fiz. Eu perdoei a minha mãe, sem ela pedir perdão. O QUE MUDOU? Eu me libertei de um dos piores sentimentos que existe no mundo, o ÓDIO. Pois quando você não perdoa e fica remoendo os acontecimentos, só te prejudica, não prejudica mais ninguém. Além de você se tornar uma pessoa amarga da vida. E na minha opinião, acredito que ninguém quer se tornar algo assim.

Não somos melhores do que ninguém, estamos no mesmo barco, porém, temos que mostrar que somos diferentes, mas não com intuito de superioridade, mas no intuito de PREGAR O AMOR. Todos nós temos defeitos e estamos sujeitos a errar, então, NÃO JULGUE.

“QUEM NUNCA ERROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA…”

“- Mas Juliana, não é fácil perdoar, não é fácil esquecer…”

Concordo plenamente. Em nenhum momento falei que é fácil perdoar e muito menos fácil esquecer. Ainda mais quando é algo grave, ou imperdoável pra você. Porém, não é impossível.

Sim, ninguém perdoa, sofre de amnésia e pronto tudo perfeito. Você tem que entender que quando você está realmente disposto a perdoar, é começar do zero. Sem aquela coisa de ficar remoendo, jogando na cara e relembrando sempre. Porque se você perdoa e faz tudo isso que eu acabei de falar, você não exerceu o perdão.

Sempre tem casos e casos, pode acontecer algo com você que você considera imperdoável e achar que a pessoa não merece perdão. Ninguém está livre disso, mas… cada pessoa tem o seu tempo, pra digerir a situação, pra colocar a cabeça no lugar, pra avaliar toda a situação. E claro, você perdoa quando achar que você está PRONTO pra deixar TUDO PRA TRÁS.

Machuca, dói, magoa, ás vezes você acha que aquilo tudo é o fim. Mas não é. Não é justo ficarmos sofrendo e remoendo coisas que já aconteceram e que não irá mudar.

Mas se você ver que uma pessoa errou com você, não está nem aí, não procura consertar o erro e continua errando com você, APENAS DEIXE IR, SE AFASTE. Mas jamais guarde sentimentos ruins dentro de você, porque o mundo gira e um dia a pessoa vai cair na real por si só. Faça esforço para perdoar, em vez de permitir que a raiva tome conta de você.

LEMBRANDO QUE: Toda ação tem uma reação!Independente de qualquer situação, nada volta do mesmo jeito, o mundo está em constantes mudanças e as pessoas também.

“O verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor não contabiliza os erros.”

PERDOAR NÃO SIGNIFICA…

Fechar os olhos aos erros de outros.

Fingir que nada aconteceu.

Permitir que outros se aproveitem de você.

E aproveitando que estamos falando sobre o perdão, venho encorajar você aí, que precisa pedir perdão à alguém, largue o orgulho, garanto que você se sentirá bem melhor e o fardo será menor.

ARREPENDIMENTO

Precisamos reconhecer nossos erros

Precisamos sentir tristeza por nossos erros

Precisamos abandonar nossos erros

Precisamos confessar nossos erros

Precisamos perdoar aos outros

Quero fazer o convite à vocês.

Vamos aproveitar que falta um mês para o final de ano, vamos começar a repensar sobre o perdão, vamos começar o ano de 2018 livres dessas correntes pesadas que é o ódio, o rancor e o desejo de vingança. VAMOS ESPALHAR O AMOR!

“PERDOAR É DEIXAR O OUTRO NASCER DE NOVO NA NOSSA HISTÓRIA, SEM AS MEMÓRIAS QUE FIZERAM DELE UMA  DESAGRADÁVEL LEMBRANÇA.”

 

BLOG: http://julianacoutinhoblog.blogspot.com.br

PÁGINA: https://www.facebook.com/julianacoutinhoblog

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/julianacoutinhoreal

TWITTER: https://twitter.com/jucoutinhoreal

 

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE