sábado, 27 de maio de 2017

Niterói, RJ

Você sabia que a cenoura já foi roxa?

Publicado em 11/06/2015 - 13:45

0 - cenoura

De origem asiática, as primeiras cenouras eram de cor roxa. A expressiva cor laranja do vegetal apareceu no século XVI, na Europa, após cruzamento de duas espécies. A história é que fazendeiros holandeses criaram a cenoura mais clara para homenagear o príncipe Guilherme I da Casa de Orange. E assim, a cenoura de cor laranja ganhou o mundo (muitos acreditam que essa teve mais “aceitação” por causa do pigmento roxo que a outra soltava, deixando uma sujeira na cozinha).

Siga-nos no FACEBOOK e no TWITTER

Atualmente, a China é um dos maiores produtores do mundo, junto com a Rússia e os Estados Unidos. No Brasil, os maiores produtores são os estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2014, foram comercializadas mais de 53 mil toneladas do produto na Ceasa Grande Rio, em Irajá. Desse total, 94,11% foi ofertado pelo Estado de Minas Gerais, sendo 45,53% originária do município mineiro de Rio Parnaíba.

No entanto, as cenouras coloridas não sumiram do mapa. Na Turquia, por exemplo, ainda são vendidas cenouras roxas, muito usadas para fazer uma bebida fermentada chamada “shalgam”.

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE