quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Niterói, RJ

Equipe trabalha para restaurar árvore da Lagoa antes do Natal

Publicado em 22/11/2015 - 13:46

Ainda não há previsão de data para inauguração do monumento.

0 - arvore

A equipe responsável pela montagem da árvore de Natal da Lagoa está trabalhando 24 horas por dia para finalizar os reparos no monumento. As informações são da Backstage, empresa responsável pela montagem da atração desde a sua primeira edição, em 1996.

Após parte da estrutura ser destruída por uma ventania que atingiu o Rio na sexta-feira (20), a empresa não sabe quando a árvore será inaugurada. A inauguração, que estava marcada para o sábado (28), ainda não recebeu uma nova data.

De acordo com uma representante da Backstage, a atração terá uma data definida para a inauguração apenas depois do trabalho dos engenheiros que estão avaliando a estrutura. Apesar de não ter deixado nenhum ferido, os danos causados pelos fortes ventos ainda não foram contabilizados.

Segundo a assessoria da empresa, uma equipe de engenheiros avalia a extensão dos danos para que sejam tomadas providências a fim de reparar a estrutura o mais breve possível.

Moradores da região ficaram surpresos com a queda de parte da árvore. “Eu caminho todo dia e ela estava praticamente pronta. Todo ano vejo a evolução dela. Destruiu mais da metade. Já estava toda pronta”, lamentou a matemática Lucia Figueira.

Renovação da vida

O tema do espetáculo de 2015 é a renovação da vida. As luzes da árvore vão simular gotas de chuva, plantas, flores, o mapa do mundo e o destaque para o Rio – a capital olímpica de 2016. Essa é a 20ª edição da maior árvore de natal flutuante. A visita à árvore é considerada o terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro , depois do carnaval e do réveillon.

Os 11 flutuadores que formam a base de 810 metros quadrados que sustentam a árvore foram transportados de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até a Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, na Lagoa, local em que tradicionalmente é montada desde 1996.

Os flutuadores, peças de metal naval que medem 12 metros de comprimento, 2,44 metros de altura e 3 metros de largura, pesam entre 12 e 16 toneladas. Para serem colocados na água, foram içados por um guindaste de 120 toneladas. O processo envolveu 30 profissionais, além de uma equipe de operadores de trânsito que acompanhou a chegada dos flutuadores, desde o transporte até a montagem.

Matheus Rodrigues, G1

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE