segunda-feira, 24 de julho de 2017

Niterói, RJ

Alunos de Cabo Frio terão alimentos mais saudáveis na merenda

Publicado em 05/05/2015 - 16:49

0 - merenda-saudavel

Representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Economia do Assentamento Campos Novos apresentaram na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEME) os alimentos que farão parte do cardápio escolar nas unidades municipais de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, durante o ano letivo de 2015. Abacaxi, alface, couve, laranja, aipim, beterraba, abóbora e batata doce são apenas alguns dos itens que irão enriquecer a alimentação da garotada.

Os representantes da Associação ganharam, pelo terceiro ano consecutivo, o chamamento público e irão fornecer os produtos para as escolas municipais de Cabo Frio. Na semana passada, eles estiveram na SEME para apresentar os produtos e ainda receber orientações sobre o transporte adequado e acondicionamento. A iniciativa visa cumprir uma Lei Federal que define ser obrigatória a destinação de 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações é a “Compra Solidária”.

Siga-nos no FACEBOOK e no TWITTER

Com a compra de alimentos da agricultura familiar, a Prefeitura de Cabo Frio dá um incentivo para que os produtores rurais invistam cada vez mais na cultura de novos itens. É uma maneira de fortalecer com que as famílias trabalhem no campo. Desde o ano passado, muitos jovens voltaram para trabalhar no cultivo da terra para auxiliar suas famílias. Eles sabem que podem diversificar as culturas porque vão fornecer os alimentos para as escolas da rede municipal de ensino.

A Divisão de Nutrição Escolar organiza os cardápios para a merenda escolar e encaminha os pedidos, de acordo com o número de alunos em cada unidade de ensino, para que os alimentos possam ser entregues diretamente nas 88 escolas da rede e cinco instituições de ensino vinculadas à SEME. A nutricionista da SEME Fabiana Rosa Alves explica que todos os cardápios são elaborados de acordo com as orientações previstas na Resolução nº 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

“O cardápio segue uma dieta nutritiva e equilibrada, que inclui o consumo de carnes, frutas e legumes. Tudo bem variado e rico em nutrientes. Queremos que os alunos adquiram o hábito de comer frutas e legumes diariamente para que eles possam ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, levando inclusive esse hábito para a casa deles”, explica Fabiana.

Além de elaborar cardápios nutritivos para todos os estudantes da rede, a SEME ainda realiza atendimento especializado aos alunos com necessidades nutricionais específicas. A Divisão de Nutrição Escolar, através de sua equipe técnica, organiza um cardápio especial para esses casos, mediante laudo médico do aluno com orientações para o quadro clínico.

/G1

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE