quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Niterói, RJ

MADD expõe em Niterói obra de Lina Ponzi, inspirada em Marcel Proust

Publicado em 23/11/2016 - 18:15

15218464_1253476238008095_900125088_n

Dilson Ornelas, Niteroiurgente.com

A verdadeira viagem de descobrimento, de acordo com o escritor francês Marcel Proust, não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos. É isso que a artista visual Lina Ponzi revela com a mostra “Madeleine – Madalena, uma Evocação Inspirada em Proust”, em exposição no MADD, no Bairro Vila Progresso, em Niterói. Mas não é só isso.

Assim como o paladar e o olfato estimulados por uma xícara de chá e pelas madeleines (bolinhos em formato de concha) ativaram lembranças de Proust para “convocar o passado”, Ponzi também resgata suas memórias da infância na cidade de Santa Maria Madalena.

Siga-nos no Twitter e no Facebook

Moradora de Niterói, ela voltou recentemente ao interior para participar da Flim (Feira Literária de Madalena). E, aos poucos, foi encontrando-se com fragmentos de si mesma, de um outro tempo, representados por antigas memórias que o próprio tempo se encarregou de guardar.

Após pisar novamente o barro vermelho, onde seus dedos miúdos brincavam de modelar, percorrer a estrada e circundar as montanhas, a artista pesquisou resíduos em diferentes pontos da cidade para nos mostrar o seu interior, o interior de Lina Ponzi.

memorias-lina-ponzi_n

“Memórias – Transbordam incansáveis ou ficam quietas, latentes, até que sejam encontradas”. 70X80. Madeira e fitas de aço. Descarte, 2016.

Está tudo ali, no MADD. Onze obras e uma instalação (túnel do tempo). Não faltam a cachoeira, casa dos avós, a praça florida. Com madeira, fitas retorcidas de ferro e aço e muita criatividade, as suas memórias ganham existência e vêm ao nosso encontro.

Para homenagear a sensação de liberdade, representada por momentos quando ganhava as ruas para brincar com os irmãos e os amigos, Lina Ponzi e Alexandre Ponzi pegaram emprestados os restos de gaiolas apreendidas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Criaram Cirilo. Um pássaro para clamar por liberdade para todos os pássaros e para as crianças que podem, quem sabe, estar ainda aprisionados dentro de nós.

As madeleines de Lina tem o aroma adocicado dos armazéns de fumo, açúcar e café da Madalena da sua infância. Para nos presentear também com essas memórias, ela pesquisou as essências que são borrifadas na exposição, para deleite dos nossos sentidos.

Bom dia Filosofia

Por inspiração, lealdade e gratidão, claro, Proust, ou o que representa Proust, também está ali, nos volumes de suas obras, no chá e em sua magia, símbolos de uma viagem às memórias de cada um de nós.

Serviço

O MADD é a sigla para Arte, Design e Dança. Fica na Estrada Caetano Monteiro, 2.380, no Bairro Vila Progresso, Niterói, Rio de Janeiro.

Contato: por e-mail contato@madd.com.br ou por telefone (21) 37412409.

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE