sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Niterói, RJ

Documentário ‘Tem vida aí?’ gera debate na Cidade de Deus

Publicado em 19/07/2017 - 13:42

A apresentação irá acontecer neste sábado, dia 22 de julho.

Foto: Alexandre Mizhahi

0 - documentario-foto_de_alexandre_mizrahi

O documentário “Tem vida aí?”, produzido durante as oficinas do Cinemaneiro DOC II, projeto que ensina técnicas de produção audiovisual para adolescentes e jovens a partir dos 13 anos de idade, será exibido na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, no próximo sábado, dia 22 de julho. O objetivo é reunir moradores da Cidade de Deus que tenham interesse em debater a melhoria da qualidade de vida da população da região, a partir das relações do homem e da vida urbana com a natureza. O evento gratuito contará também com uma exposição de fotografia, performances de teatro e poesia além de um debate sobre o filme exibido.

A turma que participa da oficina decidiu realizar o documentário diferente do que estão habituados. Ao invés de tratarem no documentário sobre uma ação socioambiental criada e desenvolvida pela turma, optaram por realizar um documentário sobre o curso de água do Rio Grande, que nasce no Pico da Pedra Branca, em Vargem Grande, e que corta a Cidade de Deus, desaguando nas Lagoas da Barra e de Jacarepaguá.

O evento, “Vamos Falar das Águas”, culminância do curso de audiovisual da 16ª edição do projeto “Cinemaneiro”, é considerado pelos organizadores uma proposta  artística  multilinguagem.

“Nossa ideia é unir agentes interessados em assuntos socioambientais da Cidade de Deus e arredores. Apresentando caminhos e ações colaborativas em rede para a comunidade”, conta Frederico Cardoso, idealizador do projeto.

O Cinemaneiro é um projeto realizado pela Associação Cidadela – Arte, Cultura e Cidadania, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, da LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, do Instituto Invepar e da Pastoral do Menor.

Essa edição do projeto contou com cursos na Maré, na Cidade de Deus e, no último dia 17 de julho, iniciou as atividades na comunidade Agrícola de Higienópolis.

Serviço

Encerramento do Curso de Audiovisual Socioambiental Cinemaneiro na Cidade de Deus

Data: 22 de julho;

Horário: Das 10h ás 14h;

Local: Espaço Arteiros. Rua Daniel 84, ao lado do CSU, no pé da ladeira que leva à UNICOM, nas imediações dos apartamentos da Cidade de Deus.

O evento será gratuito.

 LAMSA

A LAMSA é a concessionária do grupo Invepar que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro. Sua construção, que completa 20 anos em 2017, marcou a história da cidade pela revitalização de grande parte da Zona Norte e Oeste da cidade, com a chegada de diversos empreendimentos comerciais e residenciais à região. Hoje, nos 17,4km de sua extensão, circulam em média 357 mil veículos, gerando 607 empregos em funções operacionais e administrativas com foco na prestação de serviços aos usuários, segurança viária e desenvolvimento social das comunidades do seu entorno.

Instituto Invepar

O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.  Em 2016 foram apoiados 58 projetos socioambientais e mais de 70 mil beneficiários.

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE