sábado, 21 de outubro de 2017

Niterói, RJ

Niterói será uma das cidades mais sustentáveis, diz Rodrigo Neves

Publicado em 06/06/2017 - 17:32

Foram mais de 70 mil árvores plantadas em quatros anos e inúmeros projetos de preservação.

0 - meioambiente-1

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves afirmou que a cidade caminha cada vez mais para se tornar um dos municípios mais sustentáveis do estado, e desenvolve projetos concretos de proteção ao meio ambiente.

Dentre as medidas que colaboram para a diminuição de carbono,na cidade foram plantadas pela Prefeitura, nos últimos quatro anos, cerca de 70 mil árvores em vários bairros , além da instituição do Programa  Niterói Mais Verde que criou 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas no município, implementação dos programas Enseada Limpa e Região Oceânica pró Sustentável ambos em andamento, além de outras ações.

Curta nossa Página no Facebook. Siga-nos no Twitter

Para marcar a data, o chefe do Executivo visitou um dos principais cartões postais da cidade e um dos símbolos de natureza: o Parque da Cidade, no Morro da Viração em São Francisco. Ele estava acompanhado de ambientalistas , integrantes da  Associação de Parapentes,   do secretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo e do Presidente da Neltur José Guilherme do Vale Azevedo. Simbolizando a importância da manutenção de medidas sustentáveis na cidade, o Prefeito plantou um Pau- Brasil e um Jequitiba dois símbolos nacionais na luta pela preservação da Mata Atlântica.

“O dia de hoje é de reflexão, pois cada um tem que pensar o que pode fazer para preservação. Nós podemos dizer que Niterói está no caminho certo com todas as ações que implementamos nos últimos anos que inclui ainda a chegada a 100 % de saneamento básico e água tratada. São medidas conjuntas e que estão ligadas ao meio ambiente e a saúde. A população também pode colaborar no caso do esgotamento ligando sua cada a rede de esgotos . Estamos fazendo nossa parte mas meio ambiente é para todos. Niterói está cercado de belezas naturais .Vamos continuar neste caminho sustentável “ garante Rodrigo Neves.

0 - meioambiente-2

O prefeito lembrou que uma das grande conquistas da cidade foi à assinatura da criação de áreas de proteção que se dividem em dois mosaicos. Um deles é o Parnit (Parque Municipal de Niterói – Unidade de Conservação de Proteção Integral), que vai abranger a zona sul, a Região Oceânica e a Baía de Guanabara. São 16,3 milhões de metros quadrados e abrangerá o Morro da Viração,  Parque da Cidade, pedras do Índio e de Itapuca, praia do Sossego, ilhas na Baía de Guanabara (Boa Viagem, Cardos, Amores), ilhas na Costa Oceânica (Duas Irmãs e Veado), cavernas litorâneas situadas nas encostas embaixo do MAC (Museu de Arte Contemporânea), entorno da Lagoa de Piratininga (incluindo as ilhas do Pontal e do Modesto), entre outras.

O secretário Executivo Axel Grael lembrou que o Programa Pro-Sustentável está em andamento e contempla obras de infraestrutura, urbanização e de sustentabilidade ambiental, incluindo pavimentação das vias oceânicas, requalificação nas áreas do entorno da TransOceânica, sistema de controle semafórico, iluminação, renaturalização do Rio Jacaré, projeto paisagístico, além da implantação de um parque na orla da Lagoa de Piratininga, a construção de um Centro de Referência em Sustentabilidade Urbana e de um plano de gestão para a Região Oceânica, entre outros. O  programa inclui também a construção de 57 quilômetros de malha cicloviária, 100 bicicletários abertos e dois cobertos completos, cada um com capacidade para 200 bicicletas.

“São medidas e atitudes que a Prefeitura vem implementando para tornar a cidade sustentável. A população também pode colaborar se engajando, participando de movimentos ambientalistas, buscando locais para descartar o resíduo reciclável e tendo hábitos saudáveis diáriamente. É uma soma de esforços

(Com informação de Assessoria)

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE