segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Niterói, RJ

Niterói adere ao Outubro Rosa; Veja a programação

Publicado em 04/10/2017 - 16:39

0 - outubro-rosa-mac-niteroi

A Prefeitura de Niterói preparou uma programação especial para o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa e as atividades incluem palestras, caminhadas e oficinas.

No dia a dia, a rede de atenção básica à saúde da Fundação Municipal de Saúde realiza um trabalho periódico de prevenção e acompanhamento da saúde da mulher. São realizadas palestras e orientações durante as consultas, realização de exame preventivo ginecológico, ultrassonografia e mamografia. Quando há necessidade, a paciente é encaminhada para um serviço de especialista. Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município de Niterói, a mulher precisa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Restaurante cor de rosa – O Restaurante Cidadão Jorge Amado, no Centro de Niterói, também aderiu ao Outubro Rosa e vai distribuir material educativo durante todo o mês para as mulheres que frequentam o local. Nesta quarta-feira (4), será o dia D da campanha e com a participação da ONG Outubro Rosa Niterói. Voluntários vão tirar dúvidas e esclarecer questões sobre a doença e seu diagnóstico e tratamento. O restaurante será enfeitado com bolas na cor rosa e até o arroz servido nesse dia será na cor do movimento, pois será cozido com beterraba, uma brincadeira da nutricionista do restaurante.

Curta NITERÓI URGENTE no Facebook. Siga-nos no Twitter

Municipalizado em janeiro pela Prefeitura de Niterói, o Restaurante Cidadão já serviu mais de 85 toneladas de alimentos. O café da manhã é servido de segunda a sexta, das 6h às 9h, no valor de R$ 0,50, e é composto por pão com manteiga e café com leite, café puro ou refresco. O almoço, das 10h às 15h, custa R$ 2 e possui cardápio variado. O Restaurante Cidadão fica na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.

Programação Outubro Rosa

Dia 03/10 (terça-feira)

7h30 – Coleta de preventivos na Unidade Básica da Engenhoca

9h – Abertura com decoração de flores de papel confeccionadas em oficinas pelas  usuárias da Policlínica do Fonseca

9h – Roda de conversa – câncer de mama: mitos e verdades, na Unidade Básica da Engenhoca

13h – Coleta de preventivos Unidade Básica da Engenhoca

Dia 04/10 (quarta-feira)

10h – Oficina de alimentos funcionais na prevenção do câncer – Unidade Básica da Engenhoca

 Dia 05/10 (quinta-feira)

9h – Palestra Suporte Emocional e autoestima – Unidade Básica da Engenhoca

11h – Momento de beleza – Unidade Básica Engenhoca

Dia 17/10 (quarta-feira)

10h – Palestra com a Drª Tereza Cypreste Sobre Prevenção do Câncer de Mama, na Policlínica do Fonseca

Dia 20/10 (sexta-feira)

8h às 16h – Coleta de preventivo e conscientização sobre a prevenção de câncer de mama e colo do útero, no Médico de Família do Cafubá III

Dia 21/10 (sábado)

8h às 12h – Coleta de preventivo, realização de palestras sobre câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos, no Médico de Família Cafubá I

Dia 24/10 (terça-feira)

9h – Palestra sobre sexualidade na Policlínica Dr March

14h – Sarau na Policlínica da Engenhoca

Dia 25/10 (quarta-feira)

Dia D do Outubro Rosa no Médico de Família do Caramujo – Oficinas, palestras e lanche, em parceria com o CRAS Morro do Céu.

Dia 26/10 (quinta-feira)

9h30 – Palestra sobre “Panorama do Câncer de Mama no município de Niterói”, no Núcleo de Educação e Pesquisa

Dia 31/10 (terça-feira)

9h – Caminhada no Horto do Fonseca da Policlínica Dr March

O Médico de Família do Caramujo realizará preventivo de 02 a 27 de outubro. Orientações na sala de espera de 02 a 06 de outubro – Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); de 09 a 11 de outubro – Violência Contra a Mulher; de 16 a 20 de outubro – Câncer de Mama; de 23 a 27 de outubro- Câncer de Colo de Útero.

A Policlínica do Fonseca também realizará de 05 e 19/10, às 14, sala de espera na unidade com orientação sobre a saúde da mulher.

Veja também

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE